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quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Música Concreta

o Dodecafonismo começa no século XX.
Conceito: é baseada numa série indefinida de 12 sons (semitons cromáticos e diatônicos).
Origem: seu grande destaque foi Arnold Schoenberg (austríaco), que recebeu influência doa pintores Wassily Kandinsky, Oscar Kokoschka, Paul Klee, Franz Marc e poetas como Stefan Georges e Richard Dehmel. Era uma arte que confrontava o que se considerava tradicional para a época e isso muitas vezes, resultava num produto artístico até mesmo absurdo.
Segundo Schoenberg, “O músico só pode almejar um objetivo máximo: expressar-se!”. Com base nesse pensamento que desenvolveu a teoria dodecafônica.
O expressionismo musical já dava sinais desde a obra “Tristão e Isolda” de Wagner, onde usava-se um cromatismo avançado para a época. E a partir daí foi desenvolvendo-se.
Características: uso dos doze sons; harmonia atonal; eliminação das consonâncias; tensão constante; atonalidade; destruição do sentido atrativo das notas dissonantes; predomínio melódico e harmônico de intervalos de 7ª, 9ª, aumentados e diminutos; eliminação das repetições; assimetria geral (frases, períodos, incisos, seções e cadências); emprego do contraponto e ritmo assimétrico.
O uso do Dodecafonismo: como já citamos, usa –se uma série de 12 sons qualquer, que resultará na série fundamental. Esta série, todos os sons tem a mesma importância e cada um só pode aparecer uma vez, somente é permitido repeti-lo sucessivamente por extensão. A série fundamental pode ser usada de três maneiras:
1- Retrógrada: de trás para frente,
2- Invertida: ascendente ou descendente,
3- Retrógrada Invertida: de trás para frente, na ordem da inversão.
Nestas séries são usadas ritmos assimétricos e a passagem de uma série a outra possui o mesmo sentido que a modulação no sistema tonal.
Formas cultivadas: as formas barrocas, clássicas e românticas continuam e surge a Sinfonia de Câmara : sinfonia aplicada à Orquestra de Câmara, é caracterizada pelo número reduzido de instrumentos na execução.
Principais compositores: Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webern. Compositores parcialmente dodecafonistas: Igor Stravinsky, Luigi Dallapiccola, Ernst Krenek, Bernard Zimmermann, Ludwing Zenk, Hanns Jelinet, Hanns Joaquim Koellreuter.
Serialismo Integral: é uma extensão do dodecafonismo, além dos 12 sons, aplicou-se a serialização aos demais elementos estruturais (altura, valores ou duração, intensidades e timbres) da composição musical. Os compositores de destaque são: Pierre Boulez, Luigi Nono e Karlheinz Stockhausen.

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