Videos do dia

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Hebreus e India

Hebreus

A principal fonte de documentação dessa época é a bíblica. Nela pode-se encontrar referências a instrumentos, a função social da música, os costumes musicais populares e cerimônias. Não é encontrado estilo ou sistema musical adotado pelo povo hebreu.
Ao longo dos anos e estudos sobre esses salmos encontrados na bíblia pode se concluir que os instrumentos usados foram: kinnor (cítara ou harpa-cítara), ugab (sopro), kinnoroth, tipim no plural e toph no singular (ambos pandeiros), tupim, meholoth (sistros), chofar (trompa ou corneta de chifre de carneiro), haçoceroth (trombetas de prata), nebel (harpa ou alaúde?), halil (flauta ou oboé), schalish (triângulo?), keren (“corno” parecido com o chofar hebreu), sumponiah (talvez uma cornamusa), de origem frigia ou egéia (na Itália meridional era a zampogna), kathros e sabekah (liras ou cítaras), pesantherin (saltérios), mashrôkitah (flauta semelhante ao halil) e sabecho (schalisch ou triângulo).
É também citado o efeito terapêutico da música para a cura de males. Há também danças, cantos e acompanhamento de instrumentos.
O kinnor (já mencionado) é um instrumento de sedução das prostitutas de Tino. A música é condenada em Tino quando apresenta símbolos de luxo e de depravação.
Segundo De Cande, a partir do século IX, as desordens internas, as influências estrangeiras favorecidas pelas guerras e pelo desenvolvimento do comércio tinham feito degenerar a tradição musical dos hebreus.
Ezequiel e Isaías propagavam que a música estava associada à idéia do mal. “Os perversos são felizes porque cantam ao som dos instrumentos de sopro, cordas e percussão”.
Há relatos dos coros com a técnica do canto alternado durante a cerimônia da consagração dos muros de Jerusalém.
Os cargos dos músicos eram familiares ou tubais (nepotismo) e os filhos eram regidos pelos pais, sob a direção do rei.

Índia

Certas fontes mostram que hinos védicos (a partir de 1300 a.c.) se referem a uma passado já remoto, e segundo a lenda, o deus Schiva teria ensinado a música aos homens seis mil anos antes da nossa era.
A maior parte da música dos hebreus encontra-se na Bíblia. Os salmos eram os principais cantos sacros atribuídos à David, músico e um dos chefes do exército israelita. O canto dos salmos passou do culto israelita para o cristão e Santo Ambrósio com muita influência na música litúrgica, adaptou-os mais tarde à música católica.
O Cshofar era um instrumento de sopro fabricado com um chifre em espiral e era reservado ao culto. De origem egípcia, usavam trompas, flautas e pandeiros. E de origem árabe, usaram pratos em metal.

0 comentários:

Template by:
Free Blog Templates