Videos do dia

sábado, 9 de maio de 2009

Relembre algumas acusações de plágio famosas no mundo da música

O Coldplay mal lançou seu novo álbum, chamado Viva La Vida or Death and All His Friends, e já teve que lidar com três acusações de plágio envolvendo a música Viva La Vida, um dos singles do novo CD. Desta vez, o grupo britânico sofreu seu quarto golpe: Cat Stevens processou o grupo.

Depois de tanta polêmica, o veterano compositor, conhecido atualmente como Yusuf Aslam (nome que ganhou após se converter ao islamismo), diz ter reconhecido sua música na canção vencedora do Grammy. "Há muita gente dizendo que o Coldplay roubou essa melodia do Joe Satriani. Mas se você ouvir bem, ela é minha. É de Foreigner Suite, de 1973", disse em entrevista ao jornal britânico The Sun.

A primeira reclamação veio do Creaky Boards, uma banda norte-americana. Ao notar a semelhança de sua música The Songs I Didn't Write com o single dos ingleses, o grupo postou um vídeo no YouTube com a comparação. A banda ainda alega que teria visto Chris Martin em uma de suas apresentações em Nova York, quando executaram a música ao vivo.

Após isso, foi a vez de Joe Satriani. O virtuoso guitarrista afirmou recentemente que se sentiu "apunhalado" quando ouviu Viva La Vida e prontamente reconheceu sua música If I Could Fly. "Quase que imediatamente a minha caixa de e-mail lotou com mensagens como 'você ouviu a música do Coldplay? Eles te roubaram, cara'", explica. "Eu não sei nem dizer quantas mensagens recebi", disse ao site Music Radar.

Já o golpe final da banda veio da francesa Alizée, que alega que os ingleses teriam se inspirado na sua canção J'en Ai Marre. Dos três casos, a música da cantora é a mais antiga, mas ela ainda não entrou com um processo formal contra a banda.

Do lado do Coldplay, os integrantes do grupo negaram todas as acusações. "Se existem semelhanças entre nossas músicas, elas são inteiramente coincidentes", disse a banda em seu site oficial.

Conheça outros casos polêmicos de acusações de plágio no mundo da música:
Jorge Ben Jor x Rod Stewart
O brasileiro acusou o britânico de ter usado oito compassos de Taj Mahal na famosa música Do Ya Think Im Sexy. Antes de Jorge entrar com um processo, Stewart doou os créditos da canção para a Unicef e não houve batalha judicial.

Bon Jovi
Bon Jovi foi acusado por Samuel Bartley Steele de ter retirado sua letra Man I Really Love This Team para compor a canção I Love This Town. Steele, que é vocalista da banda The Chelasea City Council, pediu 400 bilhões de dólares (cerca de R$ 900 bi) pelos danos. O processo continua em aberto.

The Hives
O compositor norte-americano Jason Shapiro acusa a banda sueca The Hives por um suposto plágio na música Tick Tick Boom, primeiro single do grupo de seu álbum mais recente, The Black and White Album, de 2007.

O músico afirma que o riff principal da guitarra e a melodia vocal são parecidos com Why You, música que escreveu e foi gravada pelas bandas Roofies, em 1997, e Three Way, em 2002. Shapiro ainda consultou um musicólogo para saber se um processo seria viável mas ainda não entrou na justiça.

Avril Lavigne
Assim com o Coldplay, Avril Lavigne recebeu três acusações de plágio quando lançou seu último álbum, em 2007. Na ocasião, as cantoras Peaches, Chantal Kreviazuk e o grupo The Rubinoos afirmaram que a canadense havia copiado suas músicas. Avril negou todas as acusações.

Red Hot Chili Peppers
Outro caso de músicas similares aconteceu como Red Hot Chili Peppers. Ao lançar o álbum Stadium Arcadium, o grupo californiano foi acusado de se inspirar na música Mary Jane's Last Dance, de Tom Petty.

No Brasil
Em um caso que deu o que falar por aqui, a banda brasileira Nx Zero foi acusada pelos americanos do Taking Back Sunday de plagiar uma de suas músicas.

Em um vídeo postado na internet, os integrantes falam sobre o caso. "Basicamente tiraram nosso refrão e cantaram em português com melodia e tudo", diz um dos membros da banda.

A banda brasileira preferiu não se manifestar, mas Rick Bonadio, produtor do grupo, disse que o caso era "coincidência". "Essa é mais uma das muitas coincidências do mundo musical em que hoje, na música pop universal, é inevitável que trechos das melodias pareçam umas com as outras", explicou.

0 comentários:

Template by:
Free Blog Templates