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quarta-feira, 8 de abril de 2009

Amazon desafia iTunes com download de música a R$0,95

A gigante do setor varejista Amazon declarou uma guerra nos preços de MP3 nessa terça-feira quando derrubou os valores de várias canções recordistas de downloads. A iniciativa é uma medida para conseguir uma fatia maior do mercado de downloads legais de músicas e encarar o outro gigante do setor - o iTunes.

Visto por especialistas como uma tentativa agressiva para roubar consumidores do rival, a atitude da Amazon causou a redução de preço de mais de 100 músicas para R$0,94.

Na lista de barganha da empresa, que tem opções de rock, pop, hip-hop, música clássica e jazz, os fãs também podem encontrar canções mais antigas como Wonderwall, do Oasis, Dambusters March tocado pela Orquestra Sinfônica da BBC, e Rockin' in the Free World, de Neil Young, até R$2,25 mais barato que no iTunes. A Amazon, que também oferece álbuns inteiros por R$9,70, disse que as reduções foram feitas sem uma grande estratégia.

Segundo o jornal britânico Guardian, um porta-voz do iTunes confirmou que as músicas estão à venda por R$1,90, R$2,55 e R$3,20, mas se recusou a dar vida às especulações sobre a guerra de preços de MP3. Ele disse que a companhia não comenta estratégias dos concorrentes.

Especialistas consideram a ação da Amazon como a primeira grande ameaça para o domínio do mercado de download de músicas da Apple. "Até hoje, Amazon era apenas um gigante adormecido, mas agora estamos vendo algo grandioso da empresa", disse Mark Mulligan, analista da indústria da música e vice-presidente da Consultoria Forrester, à publicação.

O consultor disse ainda que o grande desafio das empresas que prestam serviços online, como a Amazon e a Apple, seria converter o comprador tradicional de música em um consumidor digital do produto. O processo deve encontrar novas formas para ligar o abismo entre as receitas físicas e digitais.

Por outro lado, a facilidade para comprar canções pela internet preocupa artistas. O músico escocês Calvin Harris, autor do hit I'm Not Alone (que deve figurar entre o top 5 nessa semana), postou um comentário chocante no Twitter, nessa segunda, depois de descobrir o preço da sua música no site Tesco. "O Bom Deus o que você consegue comprar no Tesco com R$1,85. Aquela música precisou de dois anos para ser feita. R$1,85! Dois anos! R$1,85! Não é de admirar que a música está em decadência", afirmou.

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