MUSICOTERAPIA
Isso mesmo,musicoterapia é a cura através dos sons. A música tem o poder de nos acalmar ou agitar,duvida? Quando estamos alegres procuramos ouvir um dance ou aquele bom e velho Rock e quando estamos tristes ouvimos as lentinhas ou as chamadas dores de cotovelo,isso porque cada som que ouvimos nosso corpo produz um tipo de enzima.
Você sabia que as notas musicais estão relacionadas aos nossos sentidos?
Pois é,a nota dó está relacionada ao olfato,o ré ao paladar, o mi a visão, o fá ao tato,o sol a audição,o lá a intuição e o si um pouco de cada.
A musicoterapia é a utilização da música com seus elementos constituintes (ritmo, melodia e harmonia)visando desenvolver potenciais ou restaurar funções do indivíduo para que ele alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. Pode ser realizada no indivíduo ou grupo.
Os musico terapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes, entre estes estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes, idosos e crianças. O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipes de saúde multi disciplinares em conjunto com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores. Também pode ser um processo autônomo realizado em consultório.
O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana. A sistematização dos métodos utilizados hoje em dia só começou, após a Segunda Guerra Mundial, com pesquisas realizadas nos Estados Unidos.
Na maior parte dos casos a musicoterapia é ativa, ou seja, o próprio paciente toca os instrumentos musicais, canta, dança ou realiza outras atividades junto com o terapeuta. A forma como o musico terapeuta interage com os pacientes depende dos objetivos do trabalho e dos métodos que ele utiliza. Os objetivos da produção durante uma sessão de musico terapia são não-musicais, por isso não é necessário que o paciente possua nenhum treinamento musical para que possa participar deste tratamento.
Musicoterapeuta
A formação desse profissional é feita em cursos de graduação em musicoterapia ou como especialização para profissionais da área de saúde (medicina ou psicologia). Em alguns países a musicoterapia também pode ser parte de uma formação em arte terapia, que envolve além da música, técnicas de artes plásticas e dança. Sua formação inclui teoria musical, canto, prática e pelo menos um instrumento harmônico (piano ou violão), instrumentos melódicos (principalmente flauta) e percussão. O dia do musicoterapeuta é comemorado no Brasil dia 15 de Setembro.
Indicação de alguns sites de Musicoterapia:
Musicoterapia para crianças e famílias saudáveis
musicoterapia
musicoterapia
mtonline
florida music therapy
music therapy

0 comentários:
Postar um comentário