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sábado, 10 de janeiro de 2009

FORMAS MUSICAIS

FORMAS MUSICAIS

• Forma Binária: duas seções chamadas de A e B marcadas por sinais de ritornelo. A seção A termina com cadência imperfeita e a seção B a completa e finaliza com uma cadência perfeita. Sempre a seção B contrasta com a seção A, tanto na forma binária quanto na ternária.
• Forma Ternária: é composta por três seções A B A. A seção A termina com uma cadência perfeita, B está em outra tonalidade (vizinha) e A volta na tonalidade original podendo sofrer alterações.

Como regra geral, os sinais de repetição não alteram a forma de uma peça.

• Forma minueto e trio: dança de origem francesa com andamento moderado e compasso ternário. Minueto I – Minueto II –Minueto I. O segundo minueto contrasta com o primeiro e é executado por três instrumentos, por isso ficou conhecido como trio. Sua forma é ternária. Atualmente o trio é executado por mais instrumentos.

Beethoven acelerou o andamento do minueto o transformando num scherzo.

• Forma Rondó: o tema principal A sempre retorna entre as seções contrastantes que são chamadas de episódios e cada episódio está numa tonalidade vizinha (a b a c a d a etc.). O tema principal quando aparece pode sofrer mudança.
• Forma Variação: começou na música instrumental. O tema é apresentado e repete-se quantas vezes quiser, sempre variando.

• Baixo Ostinato: baixo repetido e na parte superior é tecida melodia e/ou harmonia.

Há dois tipos de ostinatos: passacaglia ( variações sobre um tema ostinato no baixo e que pode ser transferido para a parte superior); e a chaconne (variações sobre uma idéia ostinato que é formado por harmonia e não melodia ou canção).

• Música de Câmara: composições para pequenos grupos, trio, quartetos, quintetos, sextetos, normalmente.

É baseado na forma sonata com quatro movimentos (rápido, lento, rápido e muito rápido).

• Moteto e Madrigal: gêneros cantados à capela ou podendo ser acompanhados por órgão ou piano. Esses gêneros são polifônicos, baseados na fuga e contraponto. O moteto é baseado em textos sacros e o madrigal em profanos.

• Missa: forma musical mais antiga para vozes solistas, coro e orquestra que reproduz o texto da missa católica em latim. A missa é composta por seis partes: Kyrie, Glória, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. A missa mais importante (em Si menor)foi composta por um protestante, Bach.

Outro tipo de missa é o Réquiem (missa dos mortos) e são sete partes: Introctus, Sequentra, Offertorium, Sanctus, Benedictus, Agnus Dei e Communio. O Réquiem mais conhecido é o de Mozart.

• Fuga: peças polifônica onde as vozes se movimentam juntas, mas dão a idéia de que um está perseguindo ou fugindo da outra. Na fuga há: sujeito e contra sujeito, desenvolvimento e estretto.
• Suíte: são danças apresentadas em série formando um todo, isso porque a palavra francesa suíte significa seqüência, série. Por exemplo, ela pode ser apresentada por quatro danças de diferentes países, marcando o período barroco. No século XIX alguns compositores fizeram as suítes orquestrais com as peças que haviam composto para balé ou ópera.

• Sonata: a palavra sonata significa “soado”, indica que a peça deve ser tocada e não cantada. Esta forma musical foi muito usada no período Barroco. Havia também a Sonata Trio quando esta fazia o uso do cravo ou órgão com os respectivos números das harmonias que se faziam necessária.

A sonata para orquestra é chama de Sinfonia. Ela não é a estrutura musical e sim a forma musical.

As sonatas barrocas eram compostas por quatro movimentos: lento: rápido: lento: rápido. O primeiro movimento é ternário mesmo vindo da forma binária. O segundo é andamento mais lento e aparece modificado. O terceiro movimento aparece a forma minueto e trio com a estrutura ternária. E o quarto movimento é o movimento final e pode vir nas formas rondó, sonata ou misturadas.

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